Conheça algumas soluções caseiras que melhoram a saúde bucal

Algumas ervas e soluções têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Problemas como dor de dente, afta ou mau hálito podem aparecer quando você menos espera – e exigir um alívio imediato. Para minimizar o desconforto, há algumas soluções caseiras que podem ajudar. Doutor em odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Valdir Meirelles Junior dá algumas dicas de receitas naturais para problemas odontológicos. Ele pondera, contudo, que a visita ao dentista deve ser feita regularmente, a cada seis meses, ou sempre que houver algum problema.

Tintura de camomila

A tintura de camomila é um remédio natural que pode ser feito em casa. A camomila ajuda a combater sintomas de ardência bucal pela ação de alcaloides presentes na flor. Coloque a erva em um recipiente com vodca ou vinagre e deixe agir por duas ou três semanas. Depois, filtre e coloque num frasco escuro e com tampa. A tintura deve ser usada como enxaguatório.

Guaçatonga

Esta planta é utilizada para fazer remédios naturais e homeopatias. A tintura vegetal de guaçatonga pode ser usada para tratar aftas. Sem diluição, aplique com um cotonete diretamente sobre a afta.

Água morna e sal

A mistura de água morna com uma colher de sal pode ajudar a desinchar a gengiva. Faça bochechos com a solução.

Cravo-da-índia

Mastigar cravo-da-índia pode aliviar a dor de dente. A especiaria possui substâncias analgésicas que ajudam a controlar a dor.

Tintura de própolis

A produção das abelhas também beneficia a saúde bucal, pois possui ação anti-inflamatória e antibacteriana. Nessa solução, além do própolis, é utilizado álcool feito de cereais. Basta aplicar diretamente na ferida da boca.

Chá de anis, hortelã e alecrim

Essa mistura ajuda a controlar o mau hálito. Para preparar, basta ferver uma colher de chá de anis, uma de hortelã e uma de alecrim. Depois de frio, use a infusão como um enxaguante bucal de hora em hora, ou sempre que achar necessário.

Morango

Além de deliciosa, a fruta também pode ser um aliado na hora de clarear os dentes. O ácido málico presente no morango ajuda a remover resíduos e pigmentos da superfície dos dentes. Então, para ter dentes mais brancos, inclua morango na sua dieta.

Aloe vera

Também conhecida como babosa, esta planta é muito conhecida pelos seus múltiplos benefícios. Quem sofre de ardência bucal pode utilizar a seiva da planta fresca diretamente no local a ser tratado.

Água oxigenada 10 vol

A água oxigenada 10 volumes pode ser usada para controlar o sangramento da gengiva. A escovação local combate a proliferação de bactérias e, consequentemente, a inflamação do ponto de sangramento.

BEBER ÁGUA

A água faz bem para o organismo como um todo. Beber três litros de água por dia ajuda a manter o corpo hidratado e a combater sintomas de boca seca e ardência bucal. Isso porque a água estimula a produção salivar e a lubrificação do interior da boca.

Leave a Reply